Como instalar a motorização na Montagem Equatorial EQ-5

Depois de algum tempo observando o céu com meu telescópio eu decidi que estava na hora de começar a tirar fotos de toda a beleza que eu conseguia ver, mas para isso eu precisava de uma montagem motorizada para fazer fotos de longa exposição.

Como eu não tinha dinheiro para comprar uma montagem mais atualizada e ja motorizada eu optei por comprar o kit de motorização específico para minha montagem.
O manual veio em inglês, e para tentar facilitar a vida de quem pretende fazer o mesmo que eu, eu resolvi escrever esse tutorial com fotos para ajudá-los a montar seu kit sem ter grandes problemas.

No final eu deixarei minha opinião sobre o conjunto e algumas dicas.

Atenção, leia cuidadosamente os textos e observe atentamente as imagens, lembre-se que, apesar de serem peças de metal você deve tomar muito cuidado.

> Caso sua montagem ou seu kit sejam diferentes desse, use esse tutorial apenas como fonte de pesquisa e não tente reproduzir esses passos. <
Eu não me responsabilizo pelo mal uso desse turorial,

Então vamos lá (clique nas imagens para ver em tamanho maior):
Observe os itens que acompanham o kit e leia a descrição de cada um deles:

Este é o kit completo (na caixa ainda acompanham manuais, em inglês)
01: Cabos para ligar o controle aos motores (são dois cabos).
02: Fonte 6v caso você queira usar a motorização ligada diretamente na tomada (Importante: observe bem as voltagens antes de fazer qualquer ligação elétrica)
03: Conjunto com parafusos, chaves e engrenagens
04: Case para pilhas, com ele você poderá usar sua montagem mesmo sem energia elétrica (Funciona com 4 pilhas grandes)
05: Controle para ajuste dos motores, polo de observação e velocidade de acompanhamento.
06: Motores RA e DEC.

A primeira coisa que você deverá fazer é retirar qualquer componente de sua montagem (contrapesos, anéis e claro, o telescópio), depois você precisa regular a latitude de sua montagem para 50 ou mais, isso facilitará o passo 02:


Agora você vai retirar a tampa que existe na parte da frente da montagem, para isso é necessário remover um parafuso que existe na parte inferior da tampa, veja na foto:

Após retirar a tampa, é necessário ajustar a latitude mais uma vez, agora para 25°.
Depois passaremos para a colocação da primeira engrenagem no eixo RA, é um processo muito simples e você poderá usar qualquer uma das engrenagens que acompanham o kit, preste atenção na área circulada na imagem abaixo, esse ponto preto é um parafuso que deverá ser apertado de moto que sua ponta fique na área "cortada" do eixo para que não deslize depois, veja as imagens:

Aperte com cuidado, esse parafuso não pode ficar folgado, mas não existe necessidade de você esmagar o eixo (lembrando que existe a possibilidade do parafuso quebrar, seja cauteloso)
Pronto, ja podemos instalar o primeiro motor, observe que existem dois motores, o que você usará será o que não tem uma capinha protetora, veja nas imagens a posição que ele ficará:

Agora, com bastante cuidado use a chave e o parafuso maior para prender o motor na posição. É importante assegurar que as engrenagens não ficarão muito distantes mas você também não poderá deixar que elas fiquem completamente grudadas uma na outra (pode haver travamento) então mais uma vez ajuste cuidadosamente.

Pronto! agora basta tirar quela parte preta da tampa e recoloca-la. Observe se o furo da tampa fica bem alinhado com o conector do motor para facilitar a colocação do cabo mais tarde (para colocar a tampa você precisará ajustar a latitude novamente para 50°, isso facilitará o processo). Pronto! o primeiro motor já está instalado.

Ja podemos passar a a instalação da segunda engrenagem e o motor DEC. O processo será ainda mais simples, basta tomar os mesmos cuidados de anteriormente e tudo correrá bem. Primeiro colocaremos a engrenagem, exatamente como fizemos com a primeira, observe:

A fixação dessa engrenagem é igual a anterior, mais uma vez eu aconselho para tomar cuidado com a força do aperto. Logo depois ja podemos passar para a fixação do motor:
Esse motor é super fácil de ser colocado, e depois tudo estará pronto para uso.
Dica: Cuidado com a capinha protetora do motor, as vezes ela pode cair, assegure-se de verificar isso sempre para não perdê-la.
Por fim, basta ligar os cabos com cuidado (sempre verificando se as ligações estão corretas antes de ligar na tomada).



Considerações:
Não me arrependo de ter motorizado minha montagem, é um investimento que vale muito a pena e ajudará muito na hora de tirar suas fotos, sua observação passará para outro nível.
O kit vem muito bem embalado e com certeza vai chegar em ótimas condições até você. Todos os demais detalhes a respeito da compra dos meus equipamentos você pode encontrar na página "Guia de Compras" ou em "Meu Equipamento".

Espero que esse tutorial tenha te ajudado, se quiser, você poderá me ajudar seguindo o blog e/ou deixando seu comentário.
Um grande abraço, céus limpos!

4 comentários

Onde você comprou esse kit de motorização?

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Cara, seu tuto está legal, pela parte que me toca, agradeço, mas pelo menos seria muito legal responder a quem lhe fez a pergunta onde comprou esse kit de motorização, não? Assim, não respondendo, dá a sensação que não liga a quem lê os seus posts.

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