Montagens, o que são e quais os tipos disponíveis?


A grande maioria dos recém chegados na astronomia adoram pesquisar os modelos de telescópios, preços, tamanho e etc. E sem querer algumas vezes acabam não dando tanta atenção assim a montagem de seu equipamento, Descubra agora o que são as montagens e quais os modelos mais conhecidos disponíveis no mercado.



 A montagem nada mais é do quê a estrutura que vai sustentar seu telescópio e os demais componentes para que você possa fazer sua observação. Uma montagem de má qualidade poderá trazer sérios problemas na hora da observação, ou até mesmo (no pior dos casos) derrubar seu equipamento.
Uma boa montagem deve ser robusta, forte e proporcional ao tamanho de seu telescópio, caso contrário, em uma montagem muito leve por exemplo, qualquer brisa poderá provocar vibrações dificultando a observação.

Os tipos de Montagem
Existem 2 tipos distintos de montagem, Equatorial e Azimutal, em cada um dos tipos existem vários modelos. Vejamos então, cada um deles separadamente.

Montagem Equatorial
A montagem equatorial possui dois eixos ortogonais entre si que formam um ângulo de 90 graus.
Um desses eixos é chamado de eixo de ascensão reta ou polar, ele é  posicionado de forma paralela ao eixo de rotação da Terra permitindo assim o acompanhamento dos astros mais facilmente. O outro eixo chamado de declinação é colocado perpendicularmente ao eixo polar.
 
Montagem Equatorial Alemã
Observe na imagem as duas linhas que representam os eixos citados acima.
A linha vermelha (01) corresponde ao eixo de declinação, é o eixo que deve ser alinhado deforma perpendicular ao eixo polar.
A linha azul (02) representa o eixo de ascensão reta.

Esse tipo de montagem deve ser sustentada por um tripé ou base forte e pesada (em alguns casos até fixada ao chão com parafusos). Para seu perfeito funcionamento é necessário que ela esteja alinhada corretamente com o polo celeste, após o alinhamento é possível localizar objetos no céu com o uso de suas coordenadas.
É a montagem mais indicada para astro fotografias, embora exija um pouco de experiência para manuseá-la de forma correta.

Montagem Azimutal
Nesta montagem o telescópio gira em torno de um eixo vertical que faz com que o tubo realize um movimento paralelo ao horizonte. A montagem apresenta também um outro eixo na posição horizontal que permite um movimento de altura.
Geralmente esse tipo de montagem é usada em tripés mais simples e leves, o que a torna uma montagem de fácil manuseio.
A montagem Dobsoniana, muito usada em telescópios newtonianos, é um bom exemplo de montagem azimutal simples.

Telescópio com montagem dobsoniana.
 A montagem dobsoniana é geralmente construída de madeira e pode ser desmontada com mais facilidade, o que a torna mais leve e fácil de conduzir, porém, ela não segue o movimento aparente dos astros (provocado pelo movimento da terra) Quando se precisa acompanhar o movimento é necessário mover os dois eixos, tornando a observação um pouco mais mais trabalhosa.
Geralmente essa é a montagem mais indicada para iniciantes na astronomia.

Veja outro exemplo de montagem azimutal em um telescópio refrator:
 

Montagem Forquilha
Esse é um modelo de montagem muito usado em observatórios e por astrônomos amadores, ela tem uma "garra" em forma de U que segura o corpo do telescópio.
Ela pode ser apoiada em um tripé, base fixa ou qualquer outro tipo de estrutura robusta ou pesada o suficiente para segurar todo o conjunto.

Observando a imagem podemos notar que o tubo faz o movimento de declinação dentro da forquilha e na base dessa estrutura encontra-se o eixo polar com o sistema de engrenagens

Isso não é tudo!
Além dos modelos citados aqui, existem as montagens que geralmente são usadas em telescópios de grande porte que são encontrados em observatórios profissionais, veja dois exemplos nas imagens abaixo:

Observatório de Monte Wilson


Observatório em Monte Palomar


É de extrema importância o estudo detalhado de cada um dos modelos de montagem disponíveis antes de fazer a compra de seu equipamento, se possível faça testes antes da aquisição, veja vídeos da utilização e relacione com suas intenções de uso e lembre-se:
Essa matéria pode ser considerada apenas um resumo devido a quantidade de informação que você encontrará quando começar suas pesquisas, então estude bastante antes de tomar qualquer decisão.

Mais uma vez, espero que esse artigo tenha sido útil e ajudado a tirar algumas dúvidas sobre esse componente tão importante.

Leia também:
>> Os tipos de telescópios
>> Como escolher um telescópio

Um grande abraço a todos.
Céus limpos!

Postar um comentário