Os tipos de telescópio



Hoje escreverei sobre os tipos de telescópios existentes e tentarei dar algumas dicas a respeito de cada um deles. Pensei em escrever dicas para a compra do primeiro telescópio, mas para tentar facilitar a vida dos visitantes do blog eu vou começar bem do início.
Então vamos lá...

Existem 3 tipos de telescópios, são os Refratores, Refletores e Catadióptricos.

Telescópios Refratores

O refrator é o modelos que vem na cabeça da maioria das pessoas quando você fala em telescópios.
Eles são formados por um tubo longo onde em uma das extremidades está a lente objetiva e do outro lado o adaptador para colocar a ocular (onde olhamos).
O funcionamento é bem simples, a lente recebe a luz e direciona para a objetiva, para entender melhor veja a foto que peguei como exemplo.


Esse tipo de telescópio é famoso por conseguir uma definição de imagem muito boa, com nitidez e contraste excelente, além disso, exigem menos manutenção e por ser um modelo fechado ele sofre menos com a condensação do ar dentro do tubo.
Geralmente são os modelos preferidos por astrônomos que querem observar a lua e os planetas.

Porém, ele tem um valor bem mais alto. Um telescópio refrator de grande porte pode custar muito caro e mesmo assim serão considerados de pequeno porte. Objetos de céu profundo como galáxias não são tão fáceis de observar com um telescópio como esse e o seu grande tubo exige uma montagem muito rígida.

Telescópios Refletores

Os telescópios refletores, também conhecidos por Newtonianos, são bem diferentes dos refratores, eles são formados por um tubo e no lugar da lente objetiva ele usa um espelho no fundo. Esse espelho reflete a luz que recebe para um espelho secundário pequeno que está na outra extremidade do tubo.


Por ter, geralmente, uma boa abertura, esse modelo é indicado para observação de quase todos os objetos celestes, desde planetas até objetos de céu profundo, como galaxias e nebulosas.
A grande vantagem desse telescópio é seu preço, é possível encontrar telescópios refletores com uma excelente abertura por um preço bem acessível se comparado aos modelos refratores.

Porém, eles precisam de mais cuidado e requerem manutenção quase constante, principalmente se você precisa montar e desmontar seu equipamento sempre que decidir observar o céu. É importante também prestar atenção redobrada a sujeira, ja que o tubo do telescópio ficará aberto e alguma coisa poderá sujar o espelho e atrapalhar suas experiencias.

Esse é o modelo que eu possuo hoje e preciso admitir, tenho me surpreendido com ele cada vez que aponto para o céu, depois comentarei melhor sobre ele em um post dedicado, mas vamos continuando.

Telescópios Catadióptricos

Esse modelo de telescópio é formado por, digamos, uma junção dos outros dois modelos. Ele é composto por lentes e espelhos. O funcionamento, apesar de se assemelhar a seus companheiros, se torna um pouco mais complexo.


Esse é um modelo bem famoso e um de seus pontos mais positivo é seu tamanho reduzido, mesmo com uma boa abertura. Se compararmos um modelo Refletor e um Catadióptrico, ambos com abertura de 200mm, o Refletor vai ocupar quase todo o espaço que você tem disponível para guardar seu equipamento, enquanto o Catadióptrico geralmente vem em uma maleta e pode ser guardado em um cantinho que você tenha disponível.

Além disso, esse modelo costuma vir acompanhado de uma montagem motorizada que ajuda muito na hora de tirar fotos, tornando a astrofotografia um pouco mais fácil.

Porém, nem tudo são rosas meus amigos... Telescópios desse modelo geralmente tem uma qualidade de imagem um pouco menor, principalmente quando se observa os planetas. Mas esse não é seu maior problema, a maior desvantagem (ou vantagem dependendo de como está o seu bolso) é o preço. Um bom telescópio catadióptrico com uma abertura razoável pode chegar facilmente a faixa de 12 Mil reais (incluindo a montagem).


Bem meus amigos, é isso.
Espero ter esclarecido algumas dúvidas, quero lembrar que esse texto não é suficiente para decidir que telescópio comprar, aconselho ler esses excelentes artigos para aprender mais e não ficar com nenhuma dúvida "martelando" sua cabeça:


Você pode ajudar o blog comentando nas postagem com mais conteúdo, apontando meus erros e indicando detalhes que eu possa ter esquecido, também pode entrar em contato e dar suas sugestões.

Um grande abraço
Céus limpos para todos.

8 comentários

ameiii voces me ajudaram muito , obrigado mesmo

Reply

Decisão fácil para quem tem pouco recurso. Observando que o espaço para o equipamento sempre é um "incomodo". Mas vale o sacrifício de ter acesso a imagens do espaço. Parabéns pelo artigo, pois o nome me chamou atenção e a praticidade também (tamanho menor), porém o fator imagem me ajudou a decidir. O custo, seria trabalhado com o tempo (fazendo aos poucos). Pretendo construir um refletor maior, tenho um de 114 (comprei pronto e devo ir para 200 mm (fabricado por mim).

Reply

Muito bom o artigo
Me ajudou muito em meu trabalho
Parabéns 👏👏👏

Reply

Bem simples sua explicação, mas completa para um iniciante. Obrigado!

Reply

Mt obg me salvou em um trabalho de fisica

Reply

Amei muito bom e obrigado

Reply

Amei muito bom me ajudou a fazer minha lição de casa

Reply

Postar um comentário